sábado, 12 de setembro de 2009

Sobre Up...

Aproveitei o sete de setembro pra ver Up!, mas só hoje deu tempo pra postar sobre ele.
Dirigido por Pete Docter, uma das principais cabeças ds estudios Pixar, o longa conta com maestria a viagem do velho Fredrecksen a bordo de sua própria casa (sustentada por centenas de balões) e do pequeno escoteiro Russell, rumo a Terra Perdida, na América do Sul.
Claro que se tratando da Pixar, não é simplesmente uma viagem per si, existe uma forte motivação para tal empreitada apresentada nos primeiros dez minutos do filme de fazer chorar de tão feliz e triste ao mesmo tempo.


Ao longo do filme, a história se torna mais frenética e engraçadinha, quebrando um pouco a dramaticidade sublime da introdução, o que é uma pena, mas aceitavel do ponto de vista financeiro, afinal é preciso arrecadar bilheteria e crianças não suportariam passar uma hora e meia vendo um velhinho nostálgico viajando tranquilamente , sentado em sua cadeira de balanço (acho que nem eu aguentaria). Por falar em crianças, Up! não me pareceu nada infantil (e com infantil quero dizer bobo e sem profundidade), pois mesmo com todas as piadinhas desnecessárias, a saga do velhinho tem uma (não sei se é bem a palavra:) maturidade que pode escapar aos olhos despreparados dos mais novos (e até de alguns nem tanto).


Enfim, mais uma obra-prima da Pixar, imperdivel para fãs do cinema e da vida.

Nenhum comentário: