domingo, 13 de setembro de 2009

A verdade sobre Pepe Le Pew

Num passado não muito distante, publiquei neste mesmo canal um informe sobre marsupiais nomeado Ensaio sobre a Bolseira, então eis que hoje vejo em meu e-mail um comentário profissional sobre um engano relacionado a um dos meus personagens preferidos do universo cartunesco Warner Bros: o galante Pepe Le Pew. Preparem-se:

Olá Samura, tudo bem? Então, trabalho com gambás e fiquei feliz de ver que vc postou sobre os marsupiais em seu blog. Só tem um probleminha, mas que não é sua culpa. O Pepe Le Pew não é um marsupial, muito menos um gambá. Esse é um erro que aprendemos desde pequenos ao assistir ao desenho. Seu nome vulgar é na verdade Cangambá, ele é um placentário (como nós), e pode pesquisar sobre eles também . É só isso mesmo, para que o erro não se perpetue.

Mariana S. Ferreira

Programa de Pós-Gradução em Ecologia Laboratório de Vertebrados Depto Ecologia



Aparentemente eu não sou o único a confundir cangambás com gambás, que alem da semelhança fonética, tambem compartilham da habilidade especial de usar odores fétidos quando ameaçados.
Abaixo separei imagens de um cangambá e um gambá, comparem:

Cangambá

Gambá


Cangambás são nativos de bosques e campinas no México e Canadá. Aqui no Brasil, temos uma espécie semelhante conhecida como Jaratataca, mais comum na região nordeste.

Bom, é isso. agradecimentos a doutora Mariana pela atenção e a uma certa Marina, responsavel pelo meu súbito interesse em marsupiais.

Nenhum comentário: