quarta-feira, 18 de junho de 2008

TOP 5 - Animes

Aproveitando a tsunami do famigerado (e bota famigerado nisso) Centenário da Imigração Japonesa, no post de hoje vou fazer um Top 5 dos animes mais phodas do Multiverso (na minha humilde, porem profissional, opinião).
Que rufem os tambores!
_
5° lugar: Gyakkyou Burai Kaiji Ultimate Survivor (ou simplesmente Kaiji)
Você pode estranhar um pouco o traço nos primeiros episódios, mas Kaiji é um daqueles animes que primam pela qualidade do roteiro, com dialogos e divagações que fazem sua cabeça explodir.
A história é sobre um homem de 20 e poucos anos, sem perspectiva nenhuma de vida, um vagabundo, que certo dia descobre-se mergulhado em uma dívida astronômica da máfia em razão de um empréstimo que um antigo "amigo" teria feito em seu nome. Desesperado,a própria Yakuza lhe oferece uma chance de ouro de quitar todas as suas dívidas e ainda sair milionário... tudo em uma única noite. É a partir daí que Kaiji inicia suas desventuras em um mundo de perigosas apostas, em busca de um futuro digno.

O plot twist que fez Kaiji Ultimate Survivor entrar nesta seleção é a abordagem dada ao cruel mundo capitalista e a evolução humana dada ao protagonista ao longo da série. A ação acontece toda em nivel intelectual, os conflitos éticos e o discurso filosófico fazem de Kaiji uma verdadeira experiência de vida.

lugar: NHK ni Yokousou (Welcome to the NHK)
Saitou é um hikikomori (uma espécie de timidez social aguda, cada vez mais frequente no Japão), que monta para si uma grande teoria conspiratória para explicar sua atual situação: A NHK - Nihon Hikikomori Kyoukai - seria uma grande organização destinada a transformar o país num reino de hikikomoris (não sei porque, mas esse anime me é terrivelmente familiar...).
NHK é um retrato da época em que vivemos, marcado pela competitividade no mercado de trabalho, a pressão que sofremos por vivermos no contexto atual, nossos compromissos e responsabilidades com a família e sociedade. Entre alguns temas complexos que a série aborda e expõe, alguns de forma mais extensa e outros não, podemos citar a fobia social, o suicídio, a depressão e a violência domestica. Embora a trama comece em um tom leve, no decorrer dos episódios ganhará um tom mais sério, abordando temas como os altos e baixos que enfrentamos ao tentar recuperar a saúde mental de um indivíduo, as escolhas que fazemos para lutar pelo que desejamos e o preço que pagamos.


lugar: Kino no Tabi - The Beautiful World (Kino Travels)
Medalha de bronze para as viagens da jovem Kino e sua motocicleta Hermes, através dos mais exóticos países, de tradições e leis ainda mais surreais. Um dos questionamentos principais de Kino's Travels diz respeito aos estragos que os humanos têm feito ao mundo como um todo e, por tabela, à própria existência da humanidade em termos físicos, psicológicos e sociais. O trabalho passou a ser considerado algo doloroso, o fanatismo religioso criou legiões de pessoas que não têm pensamentos próprios, e a vida adulta passou a representar uma rotina repetitiva em que é preciso realizar atividades desagradáveis por toda a vida. Na maior parte do mundo de Kino, os humanos adultos vivem como autômatos, trabalhando sem objetivo e sem descanso... algum paralelo com a nossa vidinha atual???
Animes bons pra mim são aqueles que nos fazem refletir, e Kino no Tabi é uma obra-prima nesse sentido.

_


"O céu não tem limites, pois é o reflexo da minha alma..."


2° lugar: Cowboy Bebop
Spike Spiegel e Jet Black são caçadores de recompensas, sempre ligados no programa de TV "Big Shot", um divertido informativo sobre as mais rentáveis "presas" da semana! Vagando pelo espaço na antiquada nave Bebop, Spike e Jet vão à caça de seu ganha-pão, e volta e meia acabam se envolvendo em situações engraçadas, surreais e trágicas. Contando ainda com a presença da bela vigarista Faye Valentine, do inteligente cão Ein e da esquisitíssima hacker chamada Ed, a trupe da nave Bebop pode ser considerada uma família, ainda que um tanto estranha e turbulenta!
Porem, os passageiros da Bebop,buscam não só o dinheiro das recompensas mas, também, acertar as contas com o passado. Cada um possui algum evento mal-resolvido, eventos estes que afetam o presente de todos eles de maneira significativa e se enterlaçam de forma majestosa no gran finale.
O visual é de cair o queixo, com uma junção primorosa de desenhos tradicionais com animação 3D. Sem cair em lugares comuns, Cowboy Bebop consegue a incrível proeza de misturar elementos de drama, comédia, noir e até mesmo western, sem soar forçado. Os episódios são, de certo modo, independentes entre si. É necessário que se assista a toda a série para compreender a história mas, ao contrário do que ocorre normalmente (principalmente em animes), quase não existem ganchos entre um capítulo e outro.
A trilha sonora de Cowboy Bebop é tambem um show a parte, misturando estilos tão díspares quanto jazz, heavy-metal, blues e funk, Yoko Kanno criou talvez a mais eclética trilha sonora de animes da história, trilha esta que funciona muito bem sem as imagens. É ver, ou melhor, é ouvir para crer.
_

3,2,1, Let's Jam!"


De todos, talvez Cowboy Bebop seja o anime menos cabeça da minha lista, mas mereceria até o primeiro lugar se não houvesse O anime em seu lugar...

1° lugar: Neon Genesis Evangelion
Esse é, na minha opinião, o supra-sumo da animação. Evangelion é daqueles animes que dão uma verdadeira tese de doutorado, tamanha a complexidade de seus temas. Sobre o véu de um anime juvenil, com muita ação e batalhas, ao longo de seus 26 (ou melhor,24) episódios, Evangelion se apresenta como um p*ta a anime psico-filosófico, onde seus já não-tão-bem-mentalmente equilibrados personagens iniciam uma trágica queda rumo a insanidade total. Prefiro ignorar os esperançosos 2 episódios finais da série, felizes demais para meu gosto, e aceitar o apocaliptico e verdadeiro final do movie "The End of Evangelion".


Um pouquinho (só uma introdução, sem maiores spoilers) sobre a trama: A história tem início no ano 2015, 15 anos depois de uma tragédia conhecida como o Segundo Impacto, uma explosão de imensas proporções causada na Antártida no último dia do século XX, o que causou o derretimento da calota polar antártica, o aumento do nível dos oceanos, uma acentuação angular no eixo norte sul da Terra e inúmeras alterações climáticas no planeta. Além disso, essa tragédia eliminou metade da população da Terra.
Depois dessa tragédia, uma agência secreta foi fundada pela Organização das Nações Unidas (supostamente) para prevenir o acontecimento de um Terceiro Impacto, o que significaria o fim da humanidade: a NERV, sediada na cidade de Tokyo-3. Esse evento seria provocado por entidades que foram denominadas Anjos, que surgiriam para atacar a humanidade. O trabalho da NERV era impedi-los, através de robôs humanóides chamados Evangelions, que por sincronia só podem ser pilotados por crianças de 14 anos.

Enfim, só vendo mesmo pra sentir a piração que é Evangelion. Das duas, uma: ou você o odeia com todas as forças, ou vai estar no topo da sua lista de animes favoritos.

6 comentários:

Unknown disse...

um top cinco só com três ???


bakaaaaaaaaa :'}


...

Unknown disse...

olha um top 5 do piru!!!

1° Sakigake!Cromartie High School
2° excel saga
2° school rumble(s)
3° azumanga daioh
4° kareshi kanojo no jijou
5°full metal alchemist(s)

pronto agora é só copiar!!!

bjin =*

:'}

Samura disse...

"essa é do piru"

tá certo..

Samura disse...

taí,jeka:
top 5 com 5 animes!

Dan[SM] disse...

NHK é muito bom! Cowboy Bebop tambem é demais, um estilão diferente, com umas das melhores trilhas sonoras.

Meus top 5:
Dragon Ball Z(Saga Freeza
Basilisk
Cowboy Bebop
NHK
Yu Yu Hakusho
Bonus: Afro Samurai

Senk. disse...

Caramba!
Que top5 bom, os últimos 3 são os meus animes favoritos. ( 5-4-3 )
Irei checar os outros. :)