domingo, 25 de maio de 2008

O Aprendiz - Episódio II

Nada como uma pizza para encerrar um domingo tão turbulento...

Hoje, passei praticamente a tarde inteira numa saletinha, fritando 100 milhões de neurônios junto com outros Rogérios. Todos disputando um punhado de vagas no setor público.

Fora meus charás, milhares (milhares mesmo) de sorocabanos se amontoram em busões e faculdades atrás do mesmo objetivo: um job.

O que me chamou atenção foi a quantidade de gente já formada (engenheiros,professores) concorrendo à cargos técnicos,cargo que qualquer secundarista sem nenhum treino pode executar. Coisa que eu já sabia na teoria, Max Gehringer vive falando em sua coluna na Época que diploma não garante o emprego de ninguém. Diplomas ainda tem o seu valor,mas é ilusão pensar que ele por si só garantirá o seu lugar ao sol. Hoje em dia, vale muito mais o xp,a experiência que você tem na área que pretende trabalhar.


It's a hard life...

O dilema é como conseguir o raio da experiência quando para se tê-la é exigido experiência anterior?

Esse é o meu caso, e certamente é o de tambem muitos jovens com 18,19, até 23 anos que ainda não tem expêriencia comprovada em carteira.O pior dessa história é que a cada dia que envelhecemos, mais dificíl fica a situação.

Acho que parte desse número abissal de inscritos num concurso público se deve a essa falta de chances aos jovens,sem prática profissional, já que os primeiros colocados são admitidos automáticamente no cargo desejado.
Acontece que,tão grande é essa procura, acaba por se tornar mais fácil conseguir um job pelo jeito mais convencional: curriculo e entrevista.Mas...


Temos ID terminado em .br e não desistimos nunca!

Nenhum comentário: